Desaparecidos

SERVIÇOS

INVESTIGAÇÃO E POLÍCIA JUDICIÁRIA - DESAPARECIDOS

Várias são as motivações que ensejam o desaparecimento de pessoas. Algumas delas são: violência doméstica, criminalidade urbana, depressão, problemas mentais, acidentes variados, negligência (crianças e outros dependentes que se perdem dos pais ou responsáveis), consumo de drogas, entre outros.

 

Como proceder nos casos de denúncia ou localização de pessoa desaparecida

Antes de noticiar o desaparecimento, é importante que já se tenha procurado a pessoa desaparecida nos seguintes locais: trabalho, casa de amigos e hospitais. É recomendável que tão logo se perceba que a rotina do ausente foi quebrada, seja efetuado o registro do seu desaparecimento. Não é necessário aguardar 24 horas. A denúncia deve ser imediata!

A notícia de desaparecimento deve ser noticiada preferencialmente por alguém que faça parte do convívio familiar do desaparecido. Ao procurar a Delegacia de Polícia, o familiar ou a pessoa que for noticiar a ocorrência deve levar uma fotografia do desaparecido, documentos pessoais, bem como a data, a hora e o local que a pessoa foi vista pela última vez, compareça a uma Delegacia de Polícia Civil para informar o desaparecimento desta pessoa. Será efetuada uma varredura nos sistemas da corporação em busca de informações que leve ao paradeiro do desaparecido. A depender das informações encontradas, será efetuado o registro do desaparecimento com a criação de alerta de pessoa desaparecida compartilhado com os demais órgãos de Segurança Pública, bem como iniciadas as investigações. A família do desaparecido deverá autorizar a divulgação da sua imagem.

Para os casos em que for encontrada uma pessoa perdida que não possui identificação, ou for localizada uma pessoa desaparecida, ligue imediatamente para o número 0800 2828 197 e relate o ocorrido.

A Polícia Civil também disponibiliza o serviço de registro de desaparecimento e localização de desaparecidos por meio do site www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br. O registro da ocorrência tem o mesmo valor que um registro realizado presencialmente em uma Delegacia de Polícia Civil.

Importante:
Quando ocorrer a localização da pessoa desaparecida, o comunicante do desaparecimento deverá retornar à Delegacia de Polícia Polícia na qual foi comunicado o desaparecimento, a fim de dar ciência às autoridades policiais, que providenciarão a baixa no sistema.

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Prédio Minas, 4º andar

Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde
Belo Horizonte - MG
CEP - 31.630-900

PCMG © 2018 | Todos os direitos reservados.