Diretrizes Institucionais

A Polícia Civil de Minas Gerais tem aplicado novas estratégias de gestão balizadas pelos princípios da eficiência e da efetividade, para melhor atender o cidadão. Neste sentido, foi elaborado um conjunto de diretrizes conectadas às estratégias gerenciais adotadas pela instituição, a fim de aprimorar sua gestão e fortalecer o seu compromisso com o alcance dos resultados governamentais.

Fomentar a cultura de gestão estratégica e governança

Criar e implantar ferramentas, procedimentos, metodologias e modelos de gestão para direcionar, monitorar e avaliar o desempenho institucional, observando-se as melhores práticas de elaboração, execução e gerenciamento de projetos e processos, de modo a se obter um fluxo contínuo e confiável de informações que subsidiem um processo decisório de qualidade.
Fortalecer a gestão de processos

Racionalizar os processos internos da organização em todos os níveis desde sua identificação até seu mapeamento, diagnóstico e aperfeiçoamento. Inclui avaliar e realizar ajustes nos procedimentos existentes ou desenvolver novos processos de trabalho, bem como em ferramentas e instrumentos de suporte ao desenvolvimento da missão institucional.
Desenvolver competências e valorizar o servidor

Avaliar o mérito profissional e valorizar o corpo funcional, motivando todas as categorias e formando um grupo coeso e de alto desempenho. Inclui o desenvolvimento e implantação de mecanismos de reconhecimento de capacidades; a revisão e ampliação das metodologias de ensino e treinamento profissional; a reformulação de mecanismos voltados à movimentação de pessoal e o fortalecimento de mecanismos de assistência biopsicossocial, segurança e qualidade de vida no trabalho.
Garantir a utilização oportuna e sustentável dos recursos logísticos e financeiros

Racionalizar o emprego do patrimônio e dos recursos materiais da Instituição por meio de: acompanhamento e controle sistemáticos dos processos de aquisição de bens e serviços, bem como da execução dos contratos, agindo de forma proativa e preventiva; uniformização de procedimentos relativos às boas práticas orçamentário-financeiro-contábeis; compatibilização do orçamento ao planejamento estratégico e fortalecimento dos mecanismos de prospecção e captação de recursos extraordinários.
Aprimorar os instrumentos de monitoramento e avaliação dos resultados

Definir metodologias e adotar medidas destinadas à construção de indicadores para acompanhamento e avaliação dos resultados das iniciativas desenvolvidas, contribuindo para superar déficit de dados, indicadores e informações sobre segurança pública. Inclui identificar, documentar, armazenar e comunicar de forma tempestiva informações atuais, precisas e acessíveis às partes interessadas.
Fortalecer a gestão do conhecimento

Desenvolver, sistematizar e disseminar os conhecimentos, habilidades e práticas dos servidores. Inclui identificação, produção, padronização, registro e proteção do conhecimento, promovendo a troca de experiências, a pesquisa em temas de interesse da Instituição e a inovação organizacional.
Ampliar a transparência na gestão pública

Adotar ações de prevenção, orientação, detecção e supervisão das atividades, visando ao estabelecimento de ferramentas de controle abrangentes e razoáveis para apuração de desvios de conduta, bem como de prestação de contas à sociedade. Inclui a formulação de procedimentos e instruções operacionais padronizados, a comunicação eficiente com o público interno e externo e a avaliação constante da validade, qualidade, adequação, efetividade e contribuição dos controles internos para o desempenho organizacional.
Aprimorar e ampliar o atendimento e a proteção ao cidadão

Elevar o índice de satisfação do cidadão com os serviços prestados pela PCMG. Inclui o desenvolvimento e implantação de melhorias nos protocolos de atendimento ao cidadão, especialmente para as populações vulneráveis, com a disseminação de normas, técnicas e boas práticas; a facilitação do acesso do cidadão à Instituição, utilizando-se da digitalização e desburocratização de serviços e a divulgação de informações de interesse público relativas à gestão e serviços prestados.
Fortalecer a imagem institucional

Aumentar a credibilidade institucional, a proteção da imagem, defesa e segurança institucionais. Inclui a aproximação, interação e diálogo com órgãos externos para defesa de interesses institucionais; a divulgação sistemática das ações da PCMG em âmbito interno e externo, de modo a engajar os servidores e obter o apoio da sociedade na realização dos planos da organização e a consolidação e formalização de parcerias estratégicas, em todos os níveis de governo.
Garantir que a investigação criminal e seus resultados sejam oportunos

Elucidar infrações penais de forma técnica e célere, assim como exercer com excelência as funções de polícia judiciária. Inclui a adoção de técnicas de atuação e investigação para repressão de organizações criminosas e de infrações típicas do crime organizado; o aumento do índice de esclarecimento de crimes violentos; a qualificação das ferramentas de preservação da prova; o investimento em análise e inteligência policial; a padronização de procedimentos e o aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento, controle e divulgação dos resultados.

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