Investigação e polícia judiciária

A função de polícia judiciária consiste, precipuamente, no auxílio ao sistema de justiça criminal para a aplicação da lei penal e processual, bem como nos registros e fiscalização de natureza regulamentar.

A atividade investigativa consiste na coleta de indícios da prática de infração penal, com o objetivo de identificar a autoria e materialidade do fato definido na legislação penal, fornecendo subsídios para a abertura do processo criminal e por consequência, a punição dos autores.

Assim, cabe a Polícia Civil atuar logo após o cometimento do crime, buscando identificar autoria e materialidade delitivas. E para realizar a investigação criminal, a Polícia Civil dispõe de equipes situadas em 20 Departamentos de atuação territorial em todo o Estado. Cada um destes departamentos é composto por Delegacias Regionais e Delegacias de Polícia.

A estrutura da Polícia Civil é composta também por equipes situadas em 07 Departamentos de atuação especializada localizados em Belo Horizonte e que atendem todo o Estado.

DEF Departamento Estadual de Investigação de Fraudes

DHPP Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa

DEFAM Departamento Estadual de Investigação Orientação e Proteção a Família

DENARC Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico

DEOESP Departamento Estadual de Operações Especiais

DEPATRI Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio

DEMA Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente

A Polícia Civil conta, ainda, com unidades que prestam atendimento diário no Aeroporto de Confins, no Aeroporto da Pampulha, em eventos de grande porte e nos estádios de futebol (Mineirão e Arena Independência). Oferece também apoio as operações policiais por meio da Coordenação Aerotática (CAT) e Canil Central.

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Prédio Minas, 4º andar

Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde
Belo Horizonte - MG
CEP - 31.630-900

PCMG © 2018 | Todos os direitos reservados.