Delegacia Virtual

SERVIÇOS

INVESTIGAÇÃO E POLÍCIA JUDICIÁRIA - DELEGACIA VIRTUAL

A Delegacia Virtual, implementada em 2014 como instrumento de melhoria de prestação de serviço a população, possibilita que o cidadão solicite à PCMG o registro da ocorrência, utilizando tablete, celular ou computador, sem precisar comparecer à Delegacia ou aguardar a chegada da Polícia Militar. O serviço permite a solicitação do registro online de algumas naturezas de ocorrências tanto no site, de forma mais abrangente, quanto no aplicativo MG App.

O projeto proporciona a diminuição do número de registros presenciais feitos nas Delegacias de Polícia Civil e nos postos de atendimento da Polícia Militar, reduzindo, consequentemente, o tempo de espera do cidadão nas unidades policiais, além de representar economicidade.

  Como funciona?

O Registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que serão apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em tempo hábil, será emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS). O documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins.

No momento do registro da ocorrência, o usuário, por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), ainda pode acionar a câmera de seu aparelho para anexar imagens e filmes.

  Triagem

O cidadão que utilizar a Delegacia Virtual deverá aguardar pela análise do registro de sua ocorrência e a validação da mesma pela equipe de triagem, composta por policiais civis. O número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS) será informado ao solicitante por e-mail, com o passo a passo para a impressão do documento.

  Como solicitar?

Para solicitar um registro de ocorrência pela Delegacia Virtual é preciso fornecer, incialmente, as seguintes informações do solicitante: Nome Completo, Documento de Identidade, (no caso de estrangeiro, Passaporte ou RNE - Registro Nacional de Estrangeiro), CPF, Data de Nascimento, Estado Civil, Nacionalidade, Endereço Completo, Telefone Celular e E-mail. Os demais dados solicitados irão depender do tipo da ocorrência.

  Onde procurar?

A Delegacia Virtual pode ser acessada por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br (sem www) ou pelo aplicativo MG App disponível para os sistemas operacionais Android, iOS, e Windows Phone.

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Prédio Minas, 4º andar

Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde
Belo Horizonte - MG
CEP - 31.630-900

PCMG © 2018 | Todos os direitos reservados.