Divulgação Pedro Henrique

A delegada falou sobre o Projeto Dialogar
A delegada Margaret de Freitas Assis Rocha, chefe da Divisão Especializada de Atendimento da Mulher, Idoso e da Pessoa com Deficiência (DEAM), foi a convidada da edição dia 18 de março do Programa Minas no Ar com a Polícia Civil, na Rádio Inconfidência. A delegada falou sobre o Projeto Dialogar, uma iniciativa da Polícia Civil para o enfrentamento da violência doméstica contra a mulher no Estado.
O Projeto Dialogar foi implantado em 2010 pela Polícia Civil com o propósito de reduzir a violência contra a mulher e diminuir os casos de reincidência dos agressores. O projeto se pauta no modelo de polícia comunitária e pretende estimular o diálogo entre os casais como forma de prevenção aos atos de violência doméstica. “É uma iniciativa absolutamente inovadora do ponto de vista assistencial e pedagógico, pois estamos conseguindo inserir os agressores nesse processo de reabilitação”, afirmou Margaret.
O projeto é estruturado com base em dez encontros reflexivos realizados, separadamente, com homens e mulheres. Nos encontros, são abordados temas como o ciclo da violência, comunicação não violenta e aspectos legais, como a Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha. A equipe que coordena as reuniões é formada por policias, psicólogos e assistentes sociais, além de voluntários da comunidade.
Segundo a delegada Margaret, a parceria com o Sistema Judiciário está sendo fundamental para garantir a participação dos agressores nos encontros. “Os homens são encaminhados às DEAMS por meio de determinação judicial, como parte do cumprimento de medida protetiva”, explicou a delegada.
Mulheres que queiram participar voluntariamente dos encontros também podem comparecer à 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, localizada à Rua Aimorés, 3005, Barro Preto – Belo Horizonte (31) 3291-2931.
Resultados
De acordo com Margaret de Freitas, o Projeto Dialogar tem superado as expectativas, em pouco tempo de funcionamento. O índice de reincidência, em Belo Horizonte, caiu 95% entre os homens que participaram do projeto. O dado indica que após passarem pelas reuniões e trabalhos do projeto, os homens não tornaram a agredir suas mulheres.
A expectativa é que o projeto possa ser reproduzido pelo Estado nas demais DEAMs de Minas. Em 2013, o Chefe da Polícia Civil, por meio de resolução, criou 65 DEAMs em Minas Gerais.
Minas no Ar
O Programa Minas no Ar com a Polícia Civil tem como objetivo mostrar à comunidade mineira o trabalho da Polícia Civil de Minas. Ele é transmitido pela Rádio Inconfidência todas as terças-feiras, a partir das 10h, com duração entre 15 e 20 minutos.
A emissora pode ser sintonizada na frequência AM 880 ou em Ondas Curtas (OC) 6010, em todo o território mineiro e grande parte do território brasileiro. Também pode ser ouvido em qualquer lugar do mundo, pela Internet, pelo endereço www.inconfidencia.com.br.
Para ouvir a entrevista, clique aqui.
Acompanhe o facebook da Polícia Civil.
Assessoria de Comunicação – PCMG
(31) 3915-7182 - (31) 3915-7192
imprensa@pc.mg.gov.br



