A Polícia Civil de Minas Gerais passa a contar com 125 novos escrivães formados pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), a partir de hoje. O ato de designação foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira, dia 12. Os novos policiais irão atuar em todo o Estado, trabalhando na formalização dos atos e termos de inquéritos policiais, dos termos circunstanciados de ocorrências e dos demais procedimentos administrativos; na guarda e conservação de documentos, livros, procedimentos, e objetos apreendidos; e no exercício das atividades decorrentes da gestão científica de dados, informações e conhecimentos pertinentes à atividade investigativa e ao cumprimento de prisões; entre outros.
Será publicado, nos próximos dias, o ato de remanejamento de escrivães que já trabalham na Polícia Civil, visando reforçar as localidades que demandam acréscimo no efetivo . “A chefia da Polícia Civil priorizou os municípios que apresentam maiores índices de violência no Estado”, afirma o superintendente de Investigação de Polícia Judiciária, Jefferson Botelho
Os formandos são excedentes do concurso público realizado em 2011, que empossou em novembro do ano passado, 293 escrivães. Dos 125 formandos, 78 são homens e 47, mulheres. Atualmente, a Polícia Civil conta com efetivo de 10.040 policiais, sendo cerca de 1.816 escrivães, incluindo a nova turma. Para a carreira de escrivão de polícia, este foi o primeiro processo seletivo realizado com exigência do nível superior de escolaridade.
Delegados
Em março deste ano, 420 novos delegados assumiram funções nas delegacias de Minas Gerais. No dia 26 de maio foram realizadas provas objetivas para o concurso público, que prevê a contratação de 1.497 novos servidores, sendo 121 médicos-legistas, 95 peritos criminais, 415 analistas e 866 técnicos assistentes. O Governo de Minas vai anunciar, nos próximos dias, calendário para realização de um novo concurso público para o cargo de investigador da Polícia Civil.
Investimentos
Com os cerca de R$ 140 milhões previstos para investimentos apenas neste ano, a Polícia Civil de Minas Gerais entregará em julho, 182 viaturas. Durante esta semana, delegacias de mulheres de 31 municípios mineiros estão recebendo 25 veículos e 30 motocicletas, adquiridas pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal.
Está prevista a reforma de 43 unidades e também a construção de três postos de Perícia Integrada (PPI´s), que reúnem num mesmo espaço a medicina legal e a perícia criminal. As unidades serão construídas em Uberaba, Uberlândia e Juiz de Fora.
Para o reforço do serviço de remoções, duas empresas – a Jada Pax Assistência Familiar da Funerária São José e Funerária Cintra - começaram prestar, o serviço de transporte de cadáveres na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Civil já entregou o primeiro dos 30 novos rabecões. Eles devem começar a rodar nos próximos meses para atendimento a municípios da Grande-BH e interior do Estado.
ASCOM
39157182/7192



