Com o objetivo de levar os direitos de todo cidadão à população do campo em Manhuaçu, na Zona da Mata, a Polícia Civil de Minas Gerais disponibiliza serviço móvel de identificação civil, em parceria com a prefeitura.
A iniciativa surgiu de um encontro com o Delegado Regional Carlos Roberto Souza da Silva e representantes da prefeitura, no qual foi proposta parceria entre a Administração Municipal e a Polícia Civil para facilitar o acesso ao documento, assegurando cidadania aos moradores. O passo inicial do projeto foi dado no encontro promovido na propriedade do senhor Antônio Tito Filho ("Totonho"), na Comunidade Palmeirinhas, no início de abril.
O delegado explica que há carência do serviço na comunidade, uma vez que a zona rural do município contempla uma grande abrangência de distritos: Santana de Manhuaçu, Reduto, Simonésia, Manhuaçu, São João de Manhuaçu e Luisburgo. "O fato das escolas e faculdades exigirem o documento para a matrícula, e os bancos exigirem um documento de identidade mais atualizado, explica a alta demanda", aponta o delegado.
Já foram realizadas, até o momento, três ações. O planejamento visa oferecer o serviço duas vezes por mês nas escolas das zonas rurais dos distritos. "Um serviço que atende plenamente o cidadão, pois evita o deslocamento do solicitante, a maioria agricultores, que perderia um dia de trabalho e teria gastos com a locomoção. Antes, para ter acesso ao serviço, o cidadão comparecia exclusivamente na Delegacia Regional, em Manhuaçu ou em Simonésia", finalizou.



