PCMG deflagra operação contra crimes de trânsito em Ipatinga

Por ASCOM-PCMG 16/01/2026 09h22

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nessa quinta-feira (15/1), em Ipatinga, no Vale do Rio Doce, a operação Sinal Vermelho, com o objetivo de desarticular um esquema envolvendo direção perigosa em via pública, divulgação de manobras ilegais nas redes sociais e tentativa de ocultação de provas. 

O inquérito está em fase final e cinco pessoas devem ser indiciadas por crimes como direção perigosa, exibição de manobra arriscada, estelionato e falsidade ideológica.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em endereços de Ipatinga e Santana do Paraíso, onde foram recolhidos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais considerados relevantes para a investigação.

Entenda 

A investigação teve início após a circulação de um vídeo que mostrava um motociclista conduzindo em alta velocidade na BR-381, próximo a um shopping, além de realizar manobras arriscadas em apenas uma roda, colocando em risco pedestres e outros motoristas.

Com a ampla divulgação das imagens e o avanço das apurações, a Polícia Civil identificou que os envolvidos passaram a adotar medidas para dificultar a responsabilização criminal. Entre as ações constatadas estão repintura da motocicleta para descaracterização, exclusão de conteúdos digitais, tentativa de transferência fraudulenta de propriedade para outro estado e ocultação do veículo — práticas interpretadas como indícios de destruição e ocultação de provas.

O nome da operação faz referência ao alerta emitido pela PCMG à criminalidade no trânsito e à falsa percepção de que infrações podem ser apagadas por meio de repintura de veículos ou exclusão de publicações.

 

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Prédio Minas, 4º andar

Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde
Belo Horizonte - MG
CEP - 31.630-900


Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais. Para denúncias disque 162 PCMG © 2018 | Todos os direitos reservados.