Delegada da 4ª DPC Barreiro no Minas no Ar

Por ASCOM-PCMG 04/11/2013 12h15

A delegada responsável pela 4ª Delegacia de Polícia Civil do Barreiro, Sônia Miranda, participou, na terça-feira (29), do programa Minas no Ar com a Polícia Civil, na Rádio Inconfidência. Ela entrou para a Polícia Civil em 1983, após passar no concurso para identificadora, e, em 1998, passou para delegada. Em 2010, foi empossada como responsável pela 4ª Delegacia de Polícia Civil do Barreiro, coordenando quatro escrivães e sete investigadores, além de dois administrativos que chegaram este mês, do último concurso.

A delegacia atende os bairros Havaí, Olhos d'Água, Jardim América, Aglomerado da Ventosa, Salgado Filho, Bairro das Mansões, Buritis, Estoril, Nova Barroca, Alto Santa Lúcia, Serra do José Vieira e Pilar.

O furto qualificado com arrombamento é o crime mais comum na região. Ele ocorre em residências, veículos e comércios da área. A delegada aconselha que as pessoas fiquem mais atentas e não deixem objetos de valor dentro do carro, não estacionem em rua desertas e não contratem desconhecidos para trabalhar dentro de suas casas. “Após a investigação, descobrimos que muitos furtos são realizados por pessoas que já trabalharam na casa”, revela.

Há dois meses foi implantado o Projeto de Mediação de Conflitos na delegacia, que busca uma forma amigável e colaborativa de resolução de problemas, além de novos canais de inter-relacionamento e confiança entre a Polícia Civil e a comunidade. Como existem muitos prédios na região, gerando muitos conflitos entre vizinhos, o projeto ajuda a encontrar um entendimento entre as partes, evitando que os atritos se agravem.

A 4ª Delegacia tem uma parceria constante com a Polícia Militar e com a sociedade, realizando operações conjuntas mensalmente para combater a criminalidade da região, como a seguinte:

Operação Ventosa 10 – 05/2012
A Operação Ventosa 10 foi deflagrada em maio de 2012 para combater o tráfico e resultou na prisão de 12 pessoas e na apreensão de quatro quilos de droga na Vila Ventosa, região Oeste de Belo Horizonte.  Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e 12 de prisão.

A denominada “Gangue da Rua 10” passou a ser investigada em novembro de 2011, após uma série de assassinatos no aglomerado, motivados pelo tráfico de drogas. Um dos líderes da quadrilha, Milton Ferreira Quintal, também foi preso durante a operação.

O programa Minas no ar com a Polícia Civil tem como objetivo mostrar à comunidade mineira o trabalho da Polícia Civil de Minas. Ele é transmitido todas as terças-feiras, a partir das 10h, com duração entre 15 e 20 minutos.

O programa é transmitido pela Rádio Inconfidência, que pode ser sintonizada na frequência AM 880 ou em Ondas Curtas (OC) 6010, em todo o território mineiro e grande parte do território brasileiro. Também pode ser ouvido em qualquer lugar do mundo pela Internet, pelo endereço
www.inconfidencia.com.br.

Para ouvir a entrevista, clique
aqui


Acompanhe o facebook da Polícia Civil.

Assessoria de Comunicação – PCMG
(31) 3915-7182 - (31) 3915-7192
imprensa@pc.mg.gov.br
Texto: Dayana Silva
 

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Prédio Minas, 4º andar

Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde
Belo Horizonte - MG
CEP - 31.630-900


Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais. Para denúncias disque 162 PCMG © 2018 | Todos os direitos reservados.