Mais de 160 mil condutores já aderiram à CNH Digital em Minas Gerais

Por ASCOM-PCMG 17/04/2019 10h47

Divulgação/PCMG

Disponibilizada pela Polícia Civil de Minas Gerais desde janeiro do ano passado, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital já tem adesão de mais de 161 mil condutores mineiros. De acordo com levantamento realizado, na última semana, pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o Estado de Minas Gerais aparece em terceiro lugar no ranking de CNH¿s eletrônicas emitidas.

Para aderir ao documento, o condutor precisa possuir a carteira impressa com o código bidimensional (QR-Code). Em Minas Gerais, da população de 6,9 milhões de condutores, mais de 3,5 milhões já possuem a CNH em papel com QR Code e podem solicitar a versão digital da habilitação.

Desde o fim do ano passado, para solicitar a CNH eletrônica, não é mais necessário Certificado de Digital ou ir pessoalmente ao Detran-MG. Agora, basta realizar o cadastro no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e baixar o aplicativo gratuito ¿Carteira Digital de Trânsito¿, disponível para celulares e tablets com sistemas operacionais iOS e Android.

Para garantir a identidade do condutor, o aplicativo utiliza o QR Code da CNH impressa e o reconhecimento facial, comparando a imagem da foto com o banco de dados do Denatran. A validação do documento é concluída com o número do celular e a chave criada para acessar o aplicativo.

A CNH Digital armazena todas as informações da versão impressa. Por isso, tem o mesmo valor jurídico do documento em papel. Ela é acessível até mesmo sem necessidade de conexão com a internet.

A apresentação da CNH, impressa ou digital, é obrigatória para fins de fiscalização, e a falta do documento gera multa de R$ 88,38, além de três pontos na carteira e retenção do veículo. O Detran-MG recomenda, portanto, que os motoristas usuários da versão digital cuidem para que o dispositivo eletrônico esteja funcionando no momento da abordagem.

Para o motorista que ainda não tem a carteira com QR-Code e deseja obter a CNH Digital, é necessário solicitar a segunda via da habilitação ou antecipar a renovação. Nesses casos, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) poderá ser emitido no site do Detran-MG.

Além da CNH Digital, o aplicativo ¿Carteira Digital de Trânsito¿ permite que o condutor tenha no celular a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que também será disponibilizada para os proprietários de veículos registrados em Minas Gerais nos próximos meses, após finalizada a adequação do sistema.

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Prédio Minas, 4º andar

Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Serra Verde
Belo Horizonte - MG
CEP - 31.630-900


Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais. Para denúncias disque 162 PCMG © 2018 | Todos os direitos reservados.