serviços

Dúvidas frequentes


 

O Estado de Minas Gerais já está emitindo a nova carteira de identidade? 

R: Não. No momento não temos uma previsão de quando começaremos a confeccioná-las  

 

Quais os documentos necessários para emitir a carteira de identidade, ou segunda via dela?

R: Originais ou Xerox autenticados da certidão de nascimento, se a pessoa for solteira; e casamento, no caso de casada; duas fotos recentes e iguais, 3x4, pagamento da taxa em guia fornecida no posto UAI que solicitar a identidade, ou Delegacia de Polícia Civil, no caso de cidades que não possuam posto UAI, no valor de R$: 26,38

 

È necessário fazer uma nova carteira de identidade para fazer viagens aéreas dentro ou fora do Brasil? 

R: Se seu RG já tem mais de 10 anos, e for viajar para fora do Brasil, sim.

 

Em quanto tempo fica pronta a carteira de identidade ou a segunda via? 

R: Depende da cidade que você vai fazer. Em Belo Horizonte será, em média, três dias uteis. No interior, depende da estrutura específica de cada cidade. 

 

Para fazer a segunda via da carteira de identidade, mesmo levando a antiga, preciso levar a minha certidão de nascimento? 

R: Sim, é obrigatória a apresentação da certidão original de nascimento ou cópia autenticada, para solteiros, ou original de casamento ou cópia autenticada para casados.

 

Na segunda via da minha carteira de identidade, o número continua o mesmo?

R: Se a emissão for no mesmo estado, sim 

 

Para emitir a segunda via da Carteira de identidade é obrigatório o boletim de ocorrência Policial? 

R: Não é obrigatório. Porém, o boletim de ocorrência é importante para a sua segurança no caso de perda e de uma possível tentativa de terceiros agirem de má fé com a carteira furtada/roubada/perdida, por exemplo. 

 

No caso de furto/roubo da carteira de identidade, será cobrada a taxa para a emissão de segunda via, mesmo apresentando o Boletim de Ocorrência Policial? 

R: Em caso de furto/roubo o cidadão está isento do pagamento da taxa de emissão da segunda via da carteira de identidade, desde que apresente o Boletim de Ocorrência Policial. 

 

Eu consigo buscar a carteira de identidade para outra pessoa? 

R: É possível buscar a identidade para outra pessoa, desde que seja feita uma autorização por escrito no verso do protocolo fornecido para buscar a identidade, constando nessa autorização o nome e identidade da pessoa que for buscá-la, ser datada e assinada pelo dono da identidade. 

Quem for buscá-la, necessita, ainda, levar a identidade pessoal (a mesma que constar na autorização) e a certidão de nascimento do dono da identidade.

 

Como saber se a minha identidade ficou pronta?

R: No local onde houve a solicitação de confecção de identidade é fornecido ao solicitante um protocolo, constando nele, a data de entrega.

 

Como acessar e imprimir o Atestado de Antecedentes Criminais?

R: Na aba Serviços do site da Polícia Civil é possível acessar o formulário e solicitar o documento em tempo real.

Em todos os postos UAI, em Belo Horizonte e em algumas cidades do interior também é possível solicitar o atestado. Onde não há postos UAI, o documento pode ser solicitado na delegacia. 

 

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Prédio Minas, 4º andar,
Rodovia Papa João Paulo II, 4143, Serra Verde
Belo Horizonte - MG
CEP - 31.630-900